quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Carta ao Leitor | Thelma Ramalho

 

Capa - plural maio

 

 

A poesia me foi apresentada por uma antiga coleção chamada O Mundo da Criança, eram 15 volumes, com versos e cantigas infantis, contos de fadas, musica, educação, era quase um Google.

 

Comecei a decorar versinhos ainda criança, durante a brincadeira de roda com os amigos... nos dávamos as mãos e, cantarolávamos até cair: "o cravo brigou com a rosa, debaixo de uma sacada, o cravo saiu ferido e a rosa despedaçada"...

 

Na escola conheci a Cecília: "ou isso ou aquilo"... será que foi com ela que aprendi a ser tão prática e sonhadora?

Ganhei os sonetos de amor do Vinicius como presente de quinze anos e os guardei na estante, mas eu insistia em dizer que não gostava de poesia.

 

Até que um dia, na dor de amor encontrei a explicação para tudo que sentia com o Neruda que "ele" me emprestou e que eu li por inteiro, ao contrário da música do Chico Buarque.

 

E a poesia é um mal contagiante, depois de um livro... queremos mais e, a cada dor e a cada lágrima, novos nomes surgiram traduzindo o que eu estava sentindo.

 

Florbela e seus poemas passionais... Hilda com versos em carne viva. Ana Cristina César mimeografando a vida... Manoel de Barros em sua simplicidade total. Adélia falando diretamente comigo, Emily em sua reclusão dizendo tanto do mundo... Drummond indo diretamente ao coração e,  as várias pessoas no Fernando... Ah! E o Quintana que me fez sentir seus versos. São tantos que nem posso enumerar, sempre ficará alguém para depois, logo mais, depois de amanhã...

 

Mas é preciso dizer que nos versos dos poetas, eu encontrei abrigo... e puder rir da pessoa que dizia que adorava ler mas detestava poesia…

 

A vida fica mais leve nos versos dos poetas porque a poesia está na vida, nos dias, nas horas, nas palavras, nos momentos, no pensamento. A poesia vive e se alimenta dentro da gente... nasce na escrita, na palavra dita.

Hoje eu afirmo que a poesia é nosso sentimento transformado em palavras... 

0 comentários: